segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A bengala ucraniana por Zarabatalho

A bengala ucraniana reveste-se de mistério desde que Casimiro IV, um conquistador polaco pôs os olhos na região que hoje se denomina de Ucrânia. Contavam as lendas que um certo dia no meio do inverno ucraniano, um jovem cavaleiro chamado Kroniek, a meio do seu caminho para efectuar uma entrega urgente por parte da princesa local, teve que parar a sua montada pois estava aflito por aliviar a bexiga. Embrenhou-se na floresta e quando estava prestes a "arrear o calhau" é interrompido por uma voz que lhe diz : "Usa o teu poder e com a serra divina oferecida pelos deuses Lituaneses corta-me ás fatias". Por breves instantes, o cavaleiro pensou ser o efeito dos cogumelos que comeu ao almoço, mas cedo se apercebeu que a árvore mais alta da floresta estava realmente a falar com ele. Acabou por se urinar nas calças enquanto ouviu da árvore historias de sonho e de fantasia. Rapidamente percebeu que o destino do mundo estava nas suas mãos, lembrou-se imediatamente que tinha comprada uma serra divina a um cigano de Budapeste, restava agora saber se essa serra era Lituanesa!Por sorte, era. Com a fúria de um tornado de uma tarde quente, o jovem Kroniek serrou a árvore ao meio e com a madeira do tronco fabricou, em pouco mais que umas 5 horas, uma bengala . A bengala Ucraniana. Quando se apoiou na bengala algo fantástico aconteceu. Kroniek voou. Voou em direcção ao sol e nunca mais voltou.
Muitos velhos sábios dessa altura diziam que Kroniek salvou o mundo, e como podemos confirmar passados 500 anos, o mundo ainda está a salvo. No entanto, Casimiro IV, viveu obcecado com a lenda da bengala Ucraniana e toda a sua vida a perseguiu.Velho e senil acabou por mandar serrar toda a floresta da região e ordenou que se fizesse uma bengala de cada árvore abatida. Nenhuma bengala o levou até ao sol. Foi inclusivamente morto por uma lasca de madeira que se enfiou num dedo e depois infectou.

Historias á parte, o que é certo é que a bengala ucraniana ainda faz parte da nossa cultura europeia. Não é por acaso que alguns idosos com uma restia de esperança queiram uma bengala para se apoiar. Talvez essa bengala os leve ao sol. Talvez o sol esteja nos corações dos puros. Talvez Kroniek seja fruto da imaginação fértil e deturpada pela droga de um qualquer louco perdido nas estepes Ucranianas. Mas enquanto houver uma árvore de pé, a bengala ainda pode existir. Algures... E assim contou Zarabatalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda gostava de saber onde é que vais buscar estas coisas... enfim
Mas quando for grande também quero ser assim...